Menu

Oficina blog

A importância do blog na educação
O blog é uma ferramenta que permite um intercâmbio de informações, seu uso não é apenas creditado aos adolescentes. Cada vez mais educadores vem explorando essa ferramenta e o seu potencial pedagógico que permite uma importante troca de conhecimento entre alunos e professores, além de contribuir para que ambos possam se reciclar, atualizar e partilhar conhecimento.

Considerado um espaço democrático, o blog é cada vez mais usado por professores, tanto por sua linguagem como por ser um excelente complemento ao ensino de todas as disciplinas.

O blog possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. Permite ainda ao aluno manifestar suas ideias sem restrições e propicia a interação direta com os outros colegas e o professor.

O blog pode ser utilizado para:
- Reflexões em torno de áreas específicas;
- Apoio multidisciplinar;
- Apresentação de um projeto acadêmico;
- Interação e participação por parte de quem posta e o feedback de quem acompanha.
O uso do blog na educação amplia o olhar do educador sobre as possibilidades pedagógicas e contribui para o processo de ensino-aprendizagem fazendo com que a tecnologia seja uma forte aliada para o aprendizado.

A Central de Cursos da UGF apoia a percepção de que a web possa ser incorporada como uma aprendizagem colaborativa para os alunos. Já que ao acessar o blog dos professores em nosso site, o aluno terá contato com conteúdos propostos pelos docentes e essa troca imediata contribuirá para a difusão do conhecimento.

Fonte: Unidade de Gestão e Formação. http://www.posugf.com.br/noticias/todas/1999-a-importancia-do-blog-na-educacao Outas fontes de pesquisa - http://www.posugf.com.br/blog-dos-professores/todos

Por: Geny Batista Ferreira.