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Aprendizagem Cooperativa


Flávia Santoro
A difusão da Internet na sociedade tem produzido impactos em diferentes setores, entre eles, o setor educacional. Desta forma, cresce a demanda por sistemas que dêem suporte a formas de educação on-line. Hardin & Ziebarth (1995) entendem que a aprendizagem baseada na Internet deve aproveitar o que há de melhor nas redes de computadores - a possibilidade de comunicação e cooperação entre pares. Estudos realizados, propondo a aprendizagem cooperativa para ajudar os estudantes a entender assuntos complexos em ambientes de domínios específicos (vide: pensamento científico), apresentam bons resultados. Em tarefas puramente procedimentais que não envolvem muito entendimento, torna-se mais difícil observar a ocorrência de mudanças conceituais, apontando que existem domínios mais, e outros menos, compartilháveis. No entanto, para que a aprendizagem cooperativa produza os resultados esperados é necessário definir a teoria de aprendizagem na qual a interação cooperativa será baseada. Saiba mais:

http://rocha.ucpel.tche.br/RBIE/nr2-1998/Santos02.htm
ARGYLE, M. Cooperation. The basis of sociability. Londres: Routhledge, 1991.
BARROS, Lígia. Suporte a ambientes distribuídos de aprendizagem cooperativa.


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